Quem sou eu

Minha foto
Fortaleza, Ceará, Brazil
Professor de Esperanto,Italiano e Português. Revisor de trabalhos acadêmicos: monografias, dissertações e teses. Profesoro pri lingvoj: esperanto, portugala, itala. Reviziisto pri akademiaj verkoj: monografio, disertacio, tezo.

sexta-feira, 31 de março de 2017


UFC - ESPERANTO-KURSO esperanto@ufc.br
KRE-ISTA


        O Curso de Esperanto da UFC (www.esperanto.ufc.br) projeto de extensão de iniciativa da Coordenadoria Geral das Casas de Cultura da UFC, foi oficializado pela Resolução nº 178, de 30 de junho de 1965, após aprovação ocorrida na sessão do Conselho Universitário de 26 de abril de 1965, quando foi apreciado o Processo nº 2.774/65. A Resolução foi assinada pelo Reitor Antônio Martins Filho. O texto foi publicado no Diário Oficial do Estado do Ceará de 19 de julho de 1965. Podem ser escolhidas duas modalidades: presencial (www.esperanto.ufc.br) e a distância (http://www.virtual.ufc.br/socrates/).
O Curso de Conversação em Esperanto destina-se não apenas àqueles que cursam e/ou cursaram as duas modalidades ofertadas, mas também a toda a comunidade esperantista do Ceará. Denominado de KRE-ISTA (Konversacia Rondo Esperantista), ou seja, Círculo de Conversação Esperantista, é um fórum permanente para o intercâmbio de ideias voltadas não apenas a assuntos pertinentes ao Esperanto, mas também para a troca de opiniões sobre os mais diversos assuntos relacionados à cultura transnacional.  
O KRE-ISTA - ofertado a cada semestre - é mais uma disciplina do Curso de Esperanto, cujos encontros dar-se-ão às sextas-feiras, das 18:00 às 20:00 na sala 03(três) do bloco didático das Casas de Cultura Estrangeira da UFC.
Ao preencher uma lacuna deixada pelo Curso Básico de Esperanto, uma vez que este é voltado para as bases gramaticais, o KRE-ISTA - Curso de Conversação Esperantista - é direcionado aos esperantistas que ainda não têm grande proficiência na produção oral da língua. Partindo da leitura semanal de artigos publicados no site http://esperantaretradio.blogspot.com.br/ este Curso terá lugar de 07 de abril a 28 de julho de 2017, e é um fórum permanente de intercâmbio de pensamentos sobre os mais diversos assuntos relacionados ao convívio humano.
Espera-se assim que os alunos cheguem a uma autonomia linguística de nível plenamente satisfatório que lhes permita participar de todo e qualquer evento esperantista com plena consciência de sua habilidade.

OBJETIVOS
        Proporcionar aos alunos, ex-alunos do Curso de Esperanto da UFC e à comunidade esperantista do Ceará a oportunidade de ampliar seu conhecimento do léxico da Língua internacional numa perspectiva teórico-prática e ética, segundo os postulados de uma epistemologia ambiental aplicada ao campo da cultura e dos direitos humanos.
         Proporcionar aos alunos e ex-alunos do Curso de Esperanto o enriquecimento do vocabulário.  Preparar linguística e culturalmente os esperantófonos para a participação em eventos internacionais (congressos, turismo, manifestações).
         Estimular a comunidade esperantista a participar ativamente das principais entidades representativas do movimento do Esperanto no mundo.
Para participar, o interessado deve adquirir a coletânea de textos, que está disponível na HELENA CÓPIAS, na rua Juvenal Galeno, nº 306, Benfica - Telefone: 88648600.




MAIORES INFORMAÇÕES:
PROF. ADELSON SOBRINHO: adelsonsobrinho@bol.com.br
986627636
Pró-Reitoria de Extensão
Av. da Universidade, 2932 Fortaleza/CE - 60.020-181 / fone: 3366-7453/7455 – prex@ufc.br
Coordenadoria de Extensão do Campus do Benfica
Coordenador: Prof. Eduardo Girão Santiago
Fone: (85) 3366 7353 / 3366 7354
E-mail:
prexbenfica@ufc.br
Início: 07 de abril de 2017.








Nenhum comentário:

Postar um comentário